SENHORES ASSOCIADOS E COMUNIDADE,
Diante do término das chuvas no DF (2019-2020), a APRALB já está tomando providências junto aos órgãos do GDF, objetivando a disponibilidade de máquinas para a manutenção das estradas do NÚCLEO RURAL ALTIPLANO LESTE DE BRASÍLIA (estrada asfaltada e estradas de terra).
2. Nossa estrada de ligação da Rodovia DF-001 ao Núcleo Rural Altiplano Leste (parte asfaltada) está novamente com muitos buracos no trecho entre o mercado do Sr. Nonato e o final do asfalto, necessitando tapa-buracos com massa asfáltica.
3. Com relação às estradas de terra, a APRALB convida os associados e a Comunidade para uma arrecadação financeira destinada a custear as melhorias abaixo sugeridas:
a) aquisição de materiais (cascalho etc.) para reposição no leito das estradas, prioritariamente nos trechos mais prejudicados;
b) custeio de despesas complementares referentes a novas bacias de infiltração, a serem abertas para contenção de enxurradas;
c) construção e ou revitalização e sinalização de lombadas (“peitos de pombo”) destinadas a direcionar enxurradas para as bacias de infiltração;
d) execução de serviços braçais de reabertura e limpeza de saídas de enxurradas (boca-de-lobo/"bigode");
3.1. Recomendável que referida arrecadação financeira seja efetuada por meio de grupos distintos de moradores, conforme a localização das respectivas estradas e vias a serem melhoradas, tais como:
- moradores interessados nas estradas e vias dos setores de chácaras Paranoá-II e Paranoá-III (antiga Fazenda Paranoá), em especial a Estrada São Bartolomeu, a partir do término do asfalto sentido Rio São Bartolomeu;
- moradores interessados nas estradas e vias do Setor de Chácaras INTERLAGOS (antiga Fazenda Taboquinha), em especial a Estrada Real e Estrada Cachoeirinha.
3.2. O pessoal da Estrada São Bartolomeu já conta com um Grupo WhatsApp específico para essa finalidade (Grupo “ESTRADA SÃO BARTOLOMEU”). Também já conta com um saldo financeiro arrecadado no final de 2019, no valor de R$3.846,40, destinado à aquisição de materiais a serem colocados no trecho da referida Estrada, entre a baixada e a Via Jatobá, prioritariamente nos locais “piscinão das tilápias I e piscinão das tilápias II”.
3.3. Quanto à Estrada Real e Estrada Cachoeirinha, alguns moradores estão iniciando mobilização nesse sentido. Oportuno informar que a associada Grace Farani (Chácara Presépio) já repassou uma contribuição de R$ 200,00 (duzentos reais) à APRALB em 22/11/2019, para essa finalidade.
4. Em breve esta Associação manterá contato com os proprietários e moradores de cada Setor, objetivando as providências necessárias à manutenção e melhoria das respectivas estradas.
Diretoria APRALB