APRALB PROMOVEU REUNIÃO SOBRE ZONEAMENTO DO PDOT E APA SÃO BARTOLOMEU

Publicações da APRALB aos Associados e Comunidade do Núcleo Rural Altiplano Leste de Brasília

APRALB PROMOVEU REUNIÃO SOBRE ZONEAMENTO DO PDOT E APA SÃO BARTOLOMEU

Conforme convite enviado aos associados e membros da Comunidade do Núcleo Rural Altiplano Leste de Brasília, e também amplamente divulgado em Grupos Sociais (WhatsApp) e no Site institucional da APRALB (www.apralb.org.br), esta Associação realizou uma reunião preliminar neste sábado (21/12/2019), às 10h, com o referido público alvo, para uma apresentação do zoneamento do PLANO DIRETOR DE ORDENAMENTO TERRITORIAL DO DISTRITO FEDERAL – PDOT bem como do

zoneamento da ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO RIO SÃO BARTOLOMEU – APA DO SÃO BARTOLOMEU, com enfoque na realidade da nossa área rural da região do Altiplano Leste.

A Reunião contou com o competente trabalho voluntário do membro de nossa Comunidade, Sr. Irving Martins Silveira, que, com sabedoria, paciência e profissionalismo, ofertou excelente trabalho de exposição das matérias em pauta.

O evento teve como principal objetivo a apresentação de informações atualizadas, à população local, sobre a Lei Complementar nº 803, de 25/04/2009, que aprovou a revisão do PDOT, com as alterações decorrentes da Lei Complementar nº 854, de 1510/2012, e sobre Decreto nº 88.940, de 07/11/1983, que “Dispõe sobre a criação das Áreas de Proteção Ambiental das Bacias dos Rios São Bartolomeu e Descoberto ...”, para informação e preparação de nossa Comunidade para as próximas discussões no âmbito do processo de revisão do PDOT-DF (2020 – 2030).

Após as apresentações, comentários, discussões e esclarecimentos referentes ao zoneamento do PDOT e ao zoneamento da APA DO S. BARTOLOMEU, bem como considerando a existência de algumas manchas/áreas com destinação não coincidente com Zona Rural de Uso Controlado em nossa região, houve consenso dos participantes da Reunião, no sentido da elaboração de um croqui da poligonal do Núcleo Rural Altiplano Leste, ilustrativo de uma proposta preliminar de adequação na classificação das referidas áreas de destinação diversa, para que passem a ser classificadas também como “Zona Rural de Uso Controlado”.

Uma próxima reunião comunitária sobre o assunto será realizada partir da segunda quinzena de janeiro de 2020, a ser oportunamente convocada.

A APRALB desde já agradece a presença e o interesse dos participantes da Reunião deste sábado (21/12/2019).

Diretoria APRALB