GDF INICIA REABERTURA DA ESTRADA DE ACESSO AO ALTIPLANO LESTE

Publicações da APRALB aos Associados e Comunidade do Núcleo Rural Altiplano Leste de Brasília

GDF INICIA REABERTURA DA ESTRADA DE ACESSO AO ALTIPLANO LESTE

A Diretoria da APRALB tem a satisfação de informar que, nesta quarta-feira (24/2/2016), a AGÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL – AGEFIS, com apoio da Polícia Militar, da NOVACAP e de outros órgãos do GDF, deu início à operação de desobstrução e reabertura da Estrada de acesso à área rural do Altiplano Leste, em seu trecho entre o PARQUE DE USO MÚLTIPLO DAS ESCULTURAS e área da TERRACAP atualmente invadida pelo “Condomínio Privê Morada Sul Etapa C”. Foi então iniciada a desobstrução e reabertura da Estrada, com a promessa de continuidade dos trabalhos até sua total recuperação e restituição à condição de BEM PÚBLICO DE USO COMUM DO POVO, inclusive ao tráfego de veículos.

Assim sendo, aproxima-se de um final feliz a grande luta, de mais de 15 anos, pelo restabelecimento e manutenção dessa Estrada, travada pela Associação dos Produtores Rurais do Altiplano Leste de Brasília (APRALB) sempre com a participação e o apoio incondicional da população local!...

BREVE HISTÓRICO: Essa luta teve início por volta do ano 2000, quando referido “Condomínio”, com seus usuais atos de grilagem, passou a praticar incursões truculentas de obstrução e invasão do referido trecho da nossa Estrada. Inicialmente, a APRALB conseguiu revertê-las por duas ou três vezes.  Porém os grileiros sempre voltavam a insistir no esbulho possessório ou usurpação da Estrada e do direito de ir e vir da população no referido local. A seguir, em 2007, sempre acreditando que “o crime compensa”, citado “Condomínio” invadiu pela derradeira vez a nossa Estrada e obstruiu seu leito com centenas de caminhões de entulhos. Consolidada a invasão, retiraram os entulhos e lotearam e comercializaram a Estrada e o Parque das Esculturas, ali permanecendo até o início do atual Governo do Distrito Federal.

É importante que se reconheçam os méritos não apenas da APRALB e da população do Núcleo Rural Altiplano Leste, mas também do atual Governo de Brasília, por seus Órgãos envolvidos, dentre eles a SEGETH, SEMA, IBRAM, TERRACAP, NOVACAP, ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARANOÁ e AGEFIS, bem como do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios – MPDFT, por suas Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Distrito Federal (PRODEMA) e de Defesa da Ordem Urbanística (PROURB), que, apesar da incessante oposição de obstáculos judiciais de iniciativa da referida grilagem, sempre mantiveram as portas abertas à APRALB e à comunidade do Núcleo Rural Altiplano Leste em busca da efetiva desobstrução da nossa Estrada e do Parque das Esculturas em relação ao jugo dos referidos especuladores imobiliários de terras públicas do Distrito Federal.

Parabéns a todos!...

THERESILDA GONTIJO TOSTES RIBEIRO DE OLIVEIRA E SOUZA

Diretora Presidente da APRALB