Policiamento Rural no Altiplano Leste

Publicações da APRALB aos Associados e Comunidade do Núcleo Rural Altiplano Leste de Brasília

Policiamento Rural no Altiplano Leste

A Associação dos Produtores Rurais do Altiplano Leste de Brasília (APRALB) convocou seus associados e toda a comunidade rural para uma Assembleia Geral Extraordinária especialmente dedicada à apresentação e implantação do POLICIAMENTO RURAL no Altiplano Leste.

A Assembleia foi realizada no dia 8 de fevereiro de 2014, de 9 às 12h, no Galpão Comunitário da APRALB, com a participação de aproximadamente cem proprietários rurais da região, bem como contou com a participação do GDF, por meio do titular da

Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do DF, LÚCIO VALADÃO, e do Comandante do GRUPAMENTO DE POLICIAMENTO RURAL DO DISTRITO FEDERAL, Major SOUZA JÚNIOR.

Iniciados os trabalhos, o Comandante Souza Junior fez uma apresentação geral sobre o Policiamento Rural do Distrito Federal, criado em 11 de setembro de 2013, detalhando sua estrutura organizacional e localização de suas três Companhias, bem como descreveu a evolução da implantação e funcionamento dos trabalhos nas diversas comunidades rurais do Distrito Federal. Em seguida, com a participação da população presente à Assembleia, passou a tratar especificamente sobre o funcionamento do Policiamento Rural no Altiplano Leste.

Merece destaque o grande interesse demonstrado pelos moradores da área rural do Altiplano Leste, que, comparecendo em massa à Assembleia, apresentaram propostas ou sugestões visando otimizar a segurança pública na região. Com esse intuito colaborativo, aproximadamente trinta moradores fizeram uso da palavra durante a Assembleia e contribuíram com um expressivo número de propostas ou sugestões a serem oportunamente analisadas e colocadas em prática pelo Grupamento de Policiamento Rural do DF.

Ao concluir sua apresentação, o Comandante do Grupamento anunciou algumas ações concretas, em matéria de policiamento rural no Altiplano Leste, a serem iniciadas de imediato:

a) rondas policiais ostensivas a serem realizadas diariamente em horários e locais variados, passando sempre pela Sede da Associação;

b) realização periódica de Operações Conjuntas (“Blitz”) em pontos estratégicos do Altiplano Leste, ao menos uma vez por mês;

c) funcionamento de Posto Policial móvel no Altiplano Leste em dias e horários a serem oportunamente definidos e informados à população.

Antes do encerramento da Assembleia, a Presidência da Mesa passou a palavra ao Senhor Secretário LÚCIO VALADÃO (Seagri), que teceu considerações sobre o policiamento rural sob seus vários aspectos. Ressaltou os esforços do Governador em busca de uma segurança pública eficiente para todo o meio rural do Distrito Federal. Elencou investimentos públicos nessa área, inclusive em relação à ampliação da rede de comunicação da PMDF por meio da instalação de mais 37 torres de comunicação, objetivando a cobertura de toda a área rural do Distrito Federal. Enalteceu os esforços do Comandante Souza Júnior e de toda a sua equipe, nessa fase de implantação dos trabalhos de policiamento rural. Finalizando sua fala, agradeceu a presença e participação da comunidade e também o apoio da APRALB, como providencial elo-de-ligação entre o Governo e a população local, no sentido de agilizar o início da atuação do POLICIAMENTO RURAL no Altiplano Leste.