Os Cidadãos e a Segurança Pública

Nos dias de hoje, pode-se afirmar sem receio de errar que um dos temas de maior relevância e prioridade para o Estado e para o cidadão é a adequada manutenção da SEGURANÇA PÚBLICA.

Eis um grande desafio que não diz respeito a obrigação somente do Estado. Incumbe também a cada cidadão fazer a sua parte nessa grande empreitada!

 

Oportuno relembrar a regra constitucional insculpida no Art. 144 da Constituição Federal, estabelecendo que a segurança pública é dever do Estado e direito e responsabilidade de todos.

Assim, é de ser lembrado a todos os cidadãos do Núcleo Rural Altiplano Leste, sobre seu importante papel na repressão e prevenção de crimes contra a ORDEM PÚBLICA, e a INCOLUMIDADE DAS PESSOAS e do PATRIMÔNIO.

Atua na repressão, por exemplo, o cidadão que denuncia esse tipo de crime. Inclusive, quando vítima de tal infortúnio, o cidadão que prioriza o imediato registro do respectivo Boletim de Ocorrência (“BO”) perante a autoridade policial. A vítima de crime que não registra “BO”, certamente, protege os criminosos e incentiva a criminalidade!...

Por outro lado, atuam preventivamente os cidadãos que, de forma organizada, congregam esforços em apoio às forças de segurança do Estado, objetivando a prevenção ou redução de tais ocorrências ilícitas.

Nesse sentido, conforme decidido em sua reunião de Diretoria de 9/4/2015, a APRALB, em breve, convidará seus associados para atuarem em rede, no intuito de prestarem informações sobre segurança pública no Núcleo Rural Altiplano Leste, reunidos em grupo específico via WhatsApp, a ser interligado aos plantões do GRUPAMENTO DE POLICIAMENTO RURAL DO DF e do BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR – PARANOÁ, objetivando otimizar a segurança pública em nossa Comunidade.