APRALB E COMUNIDADE COMEMORAM O DIA DO CERRADO (11/09/2022)

Publicações da APRALB aos Associados e Comunidade do Núcleo Rural Altiplano Leste de Brasília

APRALB E COMUNIDADE COMEMORAM O DIA DO CERRADO (11/09/2022)

A ASSOCIAÇÃO DOS PRODUTORES RURAIS DO ALTIPLANO LESTE DE BRASÍLIA – APRALB promoveu concorrido evento comemorativo do DIA DO CERRADO neste domingo (11/09), com foco também em ações de conscientização da população no sentido de diminuir a produção de lixo, bem como sobre a adequada gestão do lixo doméstico nos domicílios e sua correta destinação ao serviço público de coleta, que, apesar da infraestrutura disponível para seu recolhimento (PAPA LIXOS), muitos moradores ainda não esclarecidos, insistem em colocar seu lixo no chão, sujeito a ser rasgado e espalhado por cães de rua no entorno dos PAPA LIXOS e em propriedades vizinhas, com inevitáveis prejuízos ambientais e para a saúde pública de toda a Comunidade.

 

O Evento teve início com um delicioso café-da-manhã comunitário, proporcionando salutar convivência e interação social entre os participantes.

Seguiu-se a apresentação dos demais temas comemorativos:

a) informações sobre o Núcleo Rural Altiplano Leste, quanto a sua área, situação geográfica, localização na APA do Rio São Bartolomeu e importância da preservação de sua condição rural e ambiental para proteção de sua biodiversidade e de seu grande número de nascentes, como forma de manutenção da qualidade de vida dos residentes, manutenção da qualidade do ar em Brasília e prevenção contra a crise hídrica (Diretor Jorge Dias);

b) palestra sobre cuidados com a geração e gestão dos resíduos domésticos nos domicílios e sua correta destinação até as bases comunitárias de coleta de lixo (Alex Bernal – DEA/Secretaria de Biodiversidade/Ministério do Meio Ambiente);

c) mutirão de recolhimento de lixo descartado irregularmente nas estradas (Via das Harpias, Estrada Cachoeirinha e Estrada São Bartolomeu, até a base de papa lixos mais próxima;

d) exposição de pinturas de paisagens do cerrado e do Rio São Bartolomeu, bem como noções de aquarela para as crianças presentes (Luiz “Lui” Antônio Rodrigues).

A APRALB apresenta agradecimentos e aplausos às participantes da sua COMISSÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO A USUÁRIOS DAS BASES COMUNITÁRIAS DE COLETA DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS do Altiplano, pela organização e realização do mutirão de recolhimento de lixo, e também aos apresentadores dos temas do Evento, ao Artista “Lui”, pela exposição de suas pinturas durante o evento, bem como a todos os associados e demais membros da Comunidade e familiares presentes ao evento.

Encerramos essa informação, trazendo um excerto da matéria “Hoje é dia: bioma Cerrado, berço das águas, é celebrado neste domingo” in agenciabrasil.ebc.com.br , de 11/09/2022, por: Luiz Cláudio Ferreira (AgênciaBrasil):

“(...) Pequi, jatobá, araticum, baru, murici, goiaba, graviola, mangaba, buritis, ipês... Mesmo com tantas cores, cheiros ou sabores que se encontram no Cerrado, há quem não reconheça toda a importância estratégica desse bioma para o País. Neste domingo (11), é Dia do Cerrado, e que será motivação de mais reflexões sobre preservação contra poluição e desmatamento.

Não pode ser reconhecido apenas como uma vegetação de savana cinza. Na prosa, João Guimarães Rosa celebrou o Cerrado como um verdadeiro personagem, por exemplo, em Grande Sertão: Veredas (publicado em 1956). O escritor mineiro destacou, já naquela altura do século 20, que a profusão natural deveria ser especialmente protegida porque poderia estar ameaçada. (...)”.

Leia mais, clicando neste LINK.

Diretoria APRALB