Preliminarmente, é oportuno recordar que em 2019 o NÚCLEO RURAL ALTIPLANO LESTE DE BRASÍLIA vivenciava considerável defasagem em sua infraestrutura de coleta de lixo doméstico. À época, a APRALB mantinha à disposição dos moradores um total de 12 caixas coletoras metálicas tradicionais (“padrão SLU”), distribuídas em três pontos de coleta, abrangendo uma capacidade global de aproximadamente 12 metros cúbicos ou 12.000L (doze mil litros) de resíduos diários, enquanto a demanda estimativa já beirava os 20m3 ou 20.000L (vinte mil litros).
Diante dos constantes acúmulos de lixo nos pontos de coleta e valendo-se da novidade dos PAPA-LIXOS (contêineres semienterrados), então em fase de lançamento pelo SLU-SERVIÇO DE LIMPEZA URBANA DF, a APRALB, em 25/07/2019, formalizou pedido de 4 unidades de papa lixos para o nossa região, objetivando uma capacidade total de 20m3 (vinte metros cúbicos) ou 20.000 litros de resíduos por dia.
O SLU não conseguiu atender integralmente nossa solicitação, porém autorizou a instalação de 3 unidades de papa-lixos, o que já foi uma grande conquista para nossa Região. Essas unidades foram instaladas no mês de março de 2020, em plena pandemia (COVID-19) e entraram em operação ainda nesse mesmo mês (29/03/2020). Considerando que cada uma dessas unidades tem capacidade de 5m3 (5.000 litros), a nossa capacidade instalada, a partir de então, passou a ser de 15m3 ou 15.000L (quinze mil litros) de resíduos por dia.
Porém, é forçoso reconhecer que essa nova estrutura de coleta de lixo (3 unidades de contêineres semienterrados) já foi implantada no limite ou mesmo com capacidade inferior à real demanda da nossa Comunidade, eis que, apesar do recolhimento diário do lixo pelo SLU, continuou sendo frequente a sobrecarga da infraestrutura, com rotineira constatação de grande quantidade de lixo no chão, ao lado dos pontos de coleta.
Diante dessa realidade, a APRALB, em dezembro de 2020, formalizou um segundo requerimento ao SLU, justificando e solicitando a instalação de outras 3 (três) unidades de PAPA-LIXOS no Altiplano Leste de Brasília, no intuito de solucionar esse problema de excesso de lixo no chão.
Ante o exposto, temos a grata satisfação de informar aos ASSOCIADOS e à COMUNIDADE que, recentemente (16/03/2021), o SLU informou a esta Associação o acolhimento e autorização do referido pedido de instalação de mais 3 (três) contêineres semienterrados no Altiplano Leste de Brasília (Ofício nº 271/2021 – SLU/PRESI/DIRAD), ensejando a expectativa de em breve passarmos a ter um total de 6 unidades, ampliando assim nossa capacidade instalada para 30.000 litros de resíduos por dia.
A APRALB desde já aplaude e agradece a atenção e esforços de toda a equipe do SLU quanto ao atendimento desse pleito de grande importância e necessidade para a Comunidade do Altiplano Leste de Brasília.
Brasília, 24 de março de 2021
Diretoria APRALB