SETOR DE CHÁCARAS INTERLAGOS (FZ TABOQUINHA) SUGESTÃO DE PARCERIA PARA MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

Publicações da APRALB aos Associados e Comunidade do Núcleo Rural Altiplano Leste de Brasília

SETOR DE CHÁCARAS INTERLAGOS (FZ TABOQUINHA) SUGESTÃO DE PARCERIA PARA MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

Senhores Associados e Comunidade,

      A Diretoria da APRALB informa que está providenciando a vinda de máquinas do GDF para a manutenção de nossas estradas de terra no Altiplano Leste.

2.    Preliminarmente é oportuno ressaltar que são inegáveis os reflexos nocivos da pandemia do NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19), impactando drasticamente em relação à saúde pública e à rotina de toda a população, inclusive das pessoas que se colocam nas fileiras do trabalho voluntário junto à APRALB, em prol dos interesses dos associados e da Comunidade.

 

2.1. Essa pandemia está também refletindo negativamente, em vários aspectos, em relação ao normal atendimento das reivindicações da Comunidade junto ao Governo. Contudo, a expectativa da APRALB é de que até a próxima semana será conseguida uma definição quanto à data de início dos trabalhos de manutenção de nossas estradas.

3.    Enquanto isso e objetivando viabilizar um planejamento de melhoria das estradas, a APRALB está realizando levantamentos nos vários setores rurais do Altiplano Leste, objetivando identificar a necessidade de providências especiais a serem submetidas aos respectivos moradores, com vistas à oportuna execução em parceria com o GDF.

4.    Em relação ao Setor de Chácaras INTERLAGOS (antiga Fazenda Taboquinha), já foi concluída verificação preliminar de suas estradas de maior movimento (Estrada Real, Estrada Cachoeirinha e Via Sucupira), evidenciando-se as seguintes sugestões para exame dos moradores:

a) aquisição de material de reposição (cascalho ou material similar), para continuidade de revitalização do leito das estradas;

b) conclusão da infraestrutura para melhor aproveitamento das bacias de infiltração de águas pluviais já construídas (Chácara São Pedro e na área da estrada, defronte às Chácaras de Norma Chemin e Irani);

c) construção de nova(s) bacia(s) de infiltração de águas pluviais para proteção das estradas;

d) realização de serviços braçais de complementação de abertura das saídas de enxurradas nas estradas para melhorar a sua conservação.

5.    Com relação à continuidade da revitalização das estradas por meio de reposição de cascalho ou similar (alínea “a” do parágrafo “4”), estão sendo definidos os seguintes trechos na Estrada Real, Estrada Cachoeirinha e Via Sucupira:

I - Estrada Real:

a) trecho de 500m (quinhentos metros) entre o cruzamento/entroncamento com Via Pequis e Via Sucupira (esquina da Chácara São Pedro) e o cruzamento da Via Bougainville, no sentido E. S. Bartolomeu, onde foram construídas duas “bacias de infiltração” para diminuir fluxo de enxurradas na descida da E. Real, sentido chácara da Irani e vizinhança;

b) trecho de aproximadamente 600m (seiscentos metros) iniciando próximo à chácara da Verônica (“A Lua Lá”) e descendo até a chácara do Léo Lima/Solar dos Lima (Via Ipês), trecho mais problemático da Via e com risco de interrupção do tráfego em época de muita chuva;

II – Estrada Cachoeirinha e Via Sucupira:

a) trecho de 500m (quinhentos metros) entre o final da “brita mista” (chácara George Aune) até a chácara das irmãs (início da Via Sucupira);

b) trecho de 550m (quinhentos e cinquenta metros) envolvendo todo o percurso da Via Sucupira (entre a Chácara das Irmãs e seu entroncamento com a Estrada Real e Via Pequis).

6.    Com relação às 3 (três) BACIAS DE INFILTRAÇÃO já construídas e abertura de novas bacias (alínea “b” e “c” do parágrafo “4”), verificou-se a necessidade das seguintes providências:

a) melhoria da interligação do fluxo de enxurrada na Estrada Real com a 1ª bacia (Chácara São Pedro), por meio de revitalização da respectiva lombada de direcionamento de águas de chuva;

b) construção de uma lombada de direcionamento de água de chuva na Estrada Real para ligação do respectivo fluxo de enxurrada com a 2ª bacia (Chácara São Pedro);

c) conclusão/revitalização da 3ª bacia, situada na faixa de domínio da Estrada Real (defronte às chácaras de Norma Chemin e da associada Irani);

d) será muito importante a construção de pelo menos mais uma BACIA DE INFILTRAÇÃO de águas pluviais logo após a citada 3ª bacia (na faixa de domínio da Estrada Real), nas proximidades da Chácara do associado José Natécio;

7.    Com relação aos SERVIÇOS BRAÇAIS de complementação de abertura de saídas de enxurradas (alínea “d” do parágrafo “4”), foram verificadas aproximadamente 30 (trinta) saídas de enxurrada no trecho entre a “Chácara A Lua Lá” (Verônica) até a Chácara Presépio (bifurcação para Chácaras Vale Verde).

8.    Importante lembrar que a maior causa de danos nas estradas de terra consiste na ausência de manejo adequado de enxurradas.

9.   Para fins de estimativa de arrecadação de doações, destinadas ao custeio das referidas melhorias, é oportuno considerar o item de maior impacto e também de maior custo (reposição de cascalho no leito das estradas), para atendimento de pelo menos mais 2km de estradas.

10.   CONSULTA DE PREÇO – Em consulta por telefone, obtivemos recentemente compromisso do Sr. ISAEL (fornecedor de materiais e serviços à margem da E. S. Bartolomeu - Setor Morro Alto) quanto ao fornecimento de cascalho ao preço de R$ 400,00 (quatrocentos reais) o caminhão trucado. A APRALB está fazendo pesquisa de outros tipos de materiais.

11.   Com base nas informações acima em prol da possível definição de uma PARCERIA COMUNITÁRIA para revitalização das estradas do SETOR DE CHÁCARAS INTERLAGOS, a APRALB sugere uma contribuição individual de R$ 300,00 (trezentos reais), a ser repassada por meio de depósitos na conta corrente abaixo indicada, desta Associação, ou por meio de emissão de boletos bancários, ou ainda com pagamento no Escritório da APRALB, mediante recibo.

(BANCO DE BRASÍLIA-BRB do Conjunto Nacional, Agência 201 Conta Corrente 635.359-1)

12.    Os moradores interessados em colaborar podem se comunicar com esta Associação pessoalmente em seu Escritório (colaboradora Beatriz) ou por meio dos seguintes contatos:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ;

Secretaria (Beatriz) telefone/whatsapp: (61) 99124-5776

Presidente (Randolfo) telefone/whatsapp: (61) 99639-1444;

Diretor de Meio Ambiente (Léo Lima) telefone/whatsapp: (61) 98123-9442.

       Senhoras e senhores moradores do Setor de Chácaras Interlagos (Núcleo Rural Altiplano Leste de Brasília):

A UNIÃO DE TODOS TORNA POSSÍVEIS AS CONQUISTAS DE INTERESSE DA COMUNIDADE

Diretoria APRALB