POPULAÇÃO DO ALTIPLANO LESTE DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO PARQUE DAS ESCULTURAS COM O GDF

Publicações da APRALB aos Associados e Comunidade do Núcleo Rural Altiplano Leste de Brasília

POPULAÇÃO DO ALTIPLANO LESTE DISCUTE IMPLANTAÇÃO DO PARQUE DAS ESCULTURAS COM O GDF

A APRALB – Associação dos Produtores Rurais do Altiplano Leste de Brasília, em conjunto com outras associações e entidades da sociedade civil da região, realizaram uma importante reunião entre população do ALTIPLANO LESTE DE BRASÍLIA e órgãos do GDF para tratar sobre a implantação do PARQUE DE USO MÚLTIPLO DAS ESCULTURAS. 

A Reunião foi realizada no dia 13/02/2019 (quarta-feira), as 10h, dentro da área do Parque, e contou com a presença da ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARANOÁ (RA VII), representada por seu Administrador, Sérgio Costa Damaceno, do INSTITUTO BRASÍLIA AMBIENTAL – IBRAM, representado pela Superintendente de Gestão de Unidades de Conservação (SUC), Rejane Pieratti, e da SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE – SEMA, representada pelo Chefe de sua UNIDADE DE PARQUES, Rodrigo Augusto R. de Souza.

O diálogo entre Governo e Comunidade foi bastante concorrido, registrando intenso e profícuo debate em prol da implantação do Parque das Esculturas.

Oportuno recordar que o Parque foi criado em 2007, pelo Decreto 28.516, de 7/12/2007. O Art. 2º do Decreto detalha os objetivos do Parque na forma abaixo:

“Art. 2º São objetivos do Parque de Uso Múltiplo das Esculturas:

I – promover a recuperação de áreas degradadas e o plantio de espécies nativas ou exóticas;

II – estimular o desenvolvimento da educação ambiental;

III – estimular o desenvolvimento da educação artística;

IV – propiciar o desenvolvimento de programas e projetos de observação ecológica e pesquisa sobre ecossistemas da região;

V – proporcionar condições para a realização de atividades culturais, de recreação, lazer e esporte em contato harmônico com a natureza;

VI – preservar o ecossistema natural remanescente, com seus recursos hídricos e bióticos.”

Na Reunião foram definidos encaminhamentos preliminares para retomada das ações de implantação do Parque, tais como:

a) indicação de representantes (membros titulares e suplentes) pelas entidades da sociedade civil organizada do Altiplano Leste de Brasília, apoiadoras do Parque, para a recriação do “Grupo de Trabalho Parque das Esculturas”, de caráter interinstitucional;

b) após a recriação do Grupo de Trabalho e apresentação, por este, de possíveis sugestões de adequações em relação ao projeto básico de implantação do Parque, o IBRAM adotará providências quanto à formalização e aprovação do respectivo projeto executivo;

c) Logo que seja concluída a elaboração e aprovação do “projeto executivo” e definidas as respectivas etapas prioritárias de implantação, o IBRAM convidará a TERRACAP para providenciar o início das obras de implantação.

Conforme definido na citada reunião, a APRALB e demais associações e outras entidades da sociedade civil, apoiadoras do Parque, providenciarão, no próximo sábado, a indicação de representantes à SEMA, objetivando a recriação do Grupo de Trabalho Parque das Esculturas.

A ATA da reunião de 13/02/2019 pode ser acessada, no link abaixo.

DIRETORIA APRALB