FEITA LIMPEZA DAS BASES COMUNITÁRIAS DE COLETA DE LIXO DOMÉSTICO

Desde sua criação (1985), a APRALB, juntamente com seus associados e a comunidade, sempre uniram esforços para a realização dessa importante e necessária missão de lutar pela garantia de uma destinação adequada e ambientalmente correta do lixo doméstico das residências do

Núcleo Rural Altiplano Leste. Assim, ao longo de aproximadamente 30 anos, perseveram eficazes esses esforços para garantia de funcionamento das BASES COMUNITÁRIAS DE COLETA DE LIXO DOMÉSTICO, situadas ao longo da respectiva estrada de acesso (Estrada São Bartolomeu).

LIMPEZA GERAL – Dentre outras atividades desse projeto de serviços contínuos, a Diretoria vem informar que, nesta quinta-feira (06/09/2018), a APRALB realizou um grande esforço de limpeza geral das referidas BASES COMUNITÁRIAS, que se encontravam em condições flagrantemente indesejáveis, em consequência de seu uso incorreto por muitos usuários, como a colocação de lixo sem embalagem em sacos adequados, deposição de lixo fora dos contêineres (no chão), além de descarte de entulhos de construção civil, resíduos de serviços de jardinagem etc., com prejuízo para a higiene do local, desconforto para todos os usuários dos pontos de coleta, incômodo para os proprietários das chácaras circunvizinhas, além do flagrante prejuízo para a boa imagem de todos os moradores do Núcleo Rural Altiplano Leste!...

Feita a referida limpeza e separados os entulhos em cada ponto de coleta, que serão retirados na próxima segunda-feira (10/09/2018), conforme acertado com a Administração Regional do Paranoá, a APRALB espera contar com o empenho e colaboração de todos os usuários, para que o Núcleo Rural Altiplano Leste possa realmente contar com a manutenção dos citados ambientes de coleta de resíduos em adequado estado conservação e funcionamento, em bom estado de limpeza e salubridade, além de boa aparência para o bem de todos os proprietários e moradores, de seus familiares e de seus visitantes.

REVITALIZAÇÃO DAS BASES DE COLETA – A APRALB já está iniciando a revitalização da referida infraestrutura de coleta de lixo, a partir da reforma de alguns contêineres, que estão, todos, bastante avariados pelo uso e também pela ação do tempo. Mas a reforma dessas caixas coletoras não é barata, oscilando entre R$ 850,00 a R$ 1.200,00 cada. Além dessas reformas será necessária a aquisição de pelo menos 3 contêineres novos, a construção de cercas mais eficientes e adequadas (de preferência com alambrado) entre cada “base de coleta” e a chácara limítrofe para que seja evitada a dispersão acidental de resíduos para dentro desses imóveis, bem como reforço de recursos de custeio de mão de obra permanente de limpeza dos referidos locais. Para isso a APRALB espera contar com a participação dos associados e da comunidade por meio de doações financeiras específicas para suportar referidos custos.

Em breve será divulgado o orçamento dessas melhorias, objetivando fundamentar os oportunos procedimentos de arrecadação das referidas doações.